segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Norma Padrão da Língua Portuguesa

Alguns alunos ainda têm dúvidas sobre o que é a norma padrão tão cobrada em provas de vestibulares e concursos.

A norma padrão da Língua Portuguesa, anteriormente chamada de norma culta, segundo Celso Cunha, “trata de uma descrição do português atual na sua forma culta, isto é, da língua como a têm utilizado os escritores portugueses, brasileiros e africanos, do Romantismo para cá, dando naturalmente uma situação privilegiada aos autores dos nossos dias”.

Essa norma é a de prestígio, a variação da língua utilizada pela impressa e em situações formais. 
Não existe variação correta. O que existe são variações adequadas para cada ocasião. Em uma conferência, por exemplo, você utilizará a norma padrão para apresentar seu trabalho escrito e oral. Em casa com sua família, você poderá usar a variação que for melhor naquele ambiente. 

Por que os concursos e vestibulares cobram a norma padrão?

A função da escola (entre outras) é ensinar essa norma, já que todos os nascidos no Brasil sabem falar o Português. O vestibular cobrará essa norma para avaliar o quanto você está apto para utilizá-la e interpretar textos formais.

Já os concursos públicos, cobram tal variação, pois para assumir os cargos ofertados, é necessário que saiba utilizar essa norma em todos os aspectos (oral e escrito).


Portanto, é fundamental conhecer essa variação de nossa língua, não só para as provas, mas para que aumentemos nossa capacidade de entendimento de textos formais e possamos ser cada vez mais críticos daquilo que lemos e ouvimos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário