Hoje vamos tratar de um assunto
muito importante, mas que é pouco lembrado no momento da produção do texto: a estrutura do parágrafo.
Existem diversos caminhos para o
desenvolvimento do parágrafo dentro do texto.
Seguem algumas formas de fazê-lo.
- Retomada da
palavra chave:
Nessa forma de desenvolvimento,
basta retomar a palavra-chave a cada frase, sem repeti-la, acrescentando sempre
uma informação nova a seu respeito.
a
a) Para
obter uma boa nota no ENEM, o estudante precisa se dedicar
muito todos os dias.
b b) Porém,
sempre que se propõe a estudar aparece um imprevisto.
c c) Com
isso,
ele acaba protelando os estudos e nunca consegue terminar o que foi
proposto.
A palavra chave
desse parágrafo é estudante. Ela é retomada nas frases seguintes através dos
mecanismos de coesão já estudados.
Na frase b, é substituído
pelo sujeito oculto de se propõe. Na frase c, é substituído
pelo pronome ele.
Veja que basta
retomar a palavra –chave de cada frase, sem repeti-la, acrescentando algo a seu
respeito.
- Por
encadeamento:
a)
É preciso estabelecer rígida fiscalização para o
uso de telefones no momento da realização da prova.
b)
Alguns alunos, utilizam esses telefones para
consultar as respostas das questões ou ate mesmo para tirar a atenção dos
concorrentes.
c)
Como sabemos, a consulta das repostas é proibida
e deve ser fiscalizada com alto rigor.
Veja que a frase b retoma a palavra telefone da frase
a , e a frase c retoma a palavra respostas da frase b, fazendo um encadeamento
de frase para frase.
No primeiro exemplo, todo o parágrafo está amarrado a
uma só palavra. Neste segundo, é como se houvesse um revezamento, em que o
segundo enunciado leva adiante uma palavra do primeiro e assim sucessivamente.
- Por divisão:
a)
Existem dois tipos de estudantes para concursos:
os que estudam e não trabalham e os que trabalham e estudam.
b)
Sendo assim, os que estudam e trabalham têm
maior dificuldade nos estudos, já que o tempo para dedicação é menor.
c)
Os que apenas estudam conseguem se organizar com
maior facilidade, e com isso têm um desempenho melhor a curto prazo.
Neste terceiro tipo, a frase inicial divide os
estudantes em dois grupos. Quando isso acontece, o desenvolvimento do parágrafo
restringe-se a explicar os componentes dessa divisão.
- Por recorte:
a)- Existem forte razões para que os estudantes
acreditem na aprovação do concurso realizado.
b)- Eles tiveram tempo necessário
para estudar todo o conteúdo .
c)- Fizeram uma prova com muita
confiança.
Nesse caso, a
primeira frase é de sentido mais amplo. Por isso as outras duas, vieram
restringir a ideia e escolher um ângulo a ser explorado.
.
O mais comum é
combinar com habilidade no mesmo parágrafo duas técnicas diferentes, usar uma
estrutura mista.
Em síntese, você
deve observar:
1-
O parágrafo é formado por um conjunto de
enunciados. Todos eles devem convergir para a produção de um sentido.
2-
A primeira frase de cada parágrafo, que se
denomina tópico frasal, é sempre muito importante. Ela deve ter uma palavra de
peso que possa ser explorada.
3-
Fica difícil desenvolver bem um parágrafo se o
tópico frasal for muito vago. Evite abstrações.
4-
Todo parágrafo deve sempre ter uma palavra que o
norteie.
5-
Cada parágrafo deve explorar uma só ideia.
Explorara várias ideias ao mesmo tempo torna o texto confuso sem nenhuma
coerência.
Viana, Antonio Carlos Mangueira.
Roteiro de Redação – Lendo e Argumentando: São Paulo,
Scipione, 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário