segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Proposta de redação da semana: Religião e Política

Para iniciarmos os estudos, propomos um tema bem atual e de grande importância para as relações internacionais. 

Após 53 anos de rompimento diplomático, Cuba e Estados Unidos estão em novas negociações para a retomada de suas relações. O Papa Francisco teve papel importante nesse contexto. 

Leia os textos motivadores abaixo, utilize seus conhecimentos adquiridos e escreva um texto dissertativo- argumentativo sobre o tema: O papel da religião ante a política.

Envie seu texto para correção grátis: redacaonotamil@gmail.com

Texto I

Cartas do papa Francisco abriram caminho para acordo entre EUA e Cuba

Pontífice pediu a Barack Obama e Raúl Castro que 'resolvessem questões humanitárias de interesse comum' e ofereceu o Vaticano para encontro

Barack Obama e o papa Francisco, no Vaticano, em março de 2014
Barack Obama e o papa Francisco, no Vaticano, em março de 2014 (AFP/VEJA)
As negociações que resultaram na reaproximação de Estados Unidos e Cuba tiveram uma contribuição valiosa do papa Francisco. Em seus discursos simultâneos nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama e o ditador Raúl Castro fizeram questão de agradecer ao pontífice por sua intermediação.
“Em particular, eu quero agradecer a sua santidade o papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de buscar um mundo como ele deveria ser, em vez de simplesmente se conformar com o mundo como ele é”, disse Obama em seu pronunciamento.
As conversas, que se prolongaram por dezoito meses, tiveram um momento crucial em meados deste ano, quando o papa enviou cartas a Obama e Castro fazendo um chamado para que os dois lados “resolvessem questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de alguns prisioneiros, para dar início a uma nova fase nas relações”. O Vaticano também recebeu delegações dos dois países para um encontro mediado pelo cardeal Pietro Paroli, secretário de Estado. (...)
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/cartas-do-papa-francisco-abriram-caminho-para-acordo-entre-eua-e-cuba# Acesso em 12 jan. 2015
Texto II
Religião e política no pensamento de Maquiavel
Para Maquiavel, o que confere valor a uma religião não é a importância de seu fundador, o conteúdo dos ensinamentos, a verdade dos dogmas ou a significação dos mistérios e ritos. Importa não a essência da religião e sim sua função e importância para a vida coletiva. A religião ensina a reconhecer e a respeitar as regras políticas a partir do mandamento religioso. Essa norma coletiva pode assumir tanto o aspecto coercivo exterior da disciplina militar ou da autoridade política quanto o caráter persuasivo interior da educação moral e cívica para a produção do consenso coletivo.
Fonte: AMES, José Luiz. Religião e política no pensamento de Maquiavel. Disponível em< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2006000100003&script=sci_arttext> Acesso em 12 jan. 2015

Texto III
Fonte : http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/09/iotti-politica-e-religiao-4588972.html Acesso em 12 jan. 2015












Nenhum comentário:

Postar um comentário